Ejaculaçao Precoce e Ansiedade Qual a Ligação? Entenda Melhor!

Ejaculaçao precoce e ansiedade são problemas que vem atingindo diversos homens pelo mundo. A ansiedade, a depressão são problemas que atingem diretamente a autoconfiança e a autoestima. A ejaculação é considerada um problema comum de saúde entre os homens.

Em pesquisas sabe-se que de 30 a 20% dos homens apresentam ejaculação precoce independente da sua idade ou etnia. O que os levam em uma grande insatisfação pessoal, que já foi estudada por especialistas e psiquiatras em transtornos de ansiedade.

Há grandes índices de que os homens convivam com esse problema por anos pois tem grande dificuldade de buscar ajuda e reconhecer que sofre de ejaculação precoce.

E isso ocorre por ter vergonha de assumir para si próprio e para os médicos, muitas vezes não sabem como abordar sobre o assunto, e acabam não tendo um diagnostico e sendo encaminhados para tratar.

Existem 3 critérios que são necessários serem observados para fazer o diagnostico da ejaculação precoce:

  • A ejaculação ocorre em torno de 1 minutos depois da penetração;
  • Incapacidade de aguentar por mais tempo a ejaculação;
  • Aparecimento de sentimentos negativos, como incômodo, tristeza, frustração e até mesmo evitar o momento da intimidade.

Estamos falando de um problema multifatorial, o que isso quer dizer? Que muitas causas podem desencadear a doença, como genéticas, doenças da próstata, hipotiroidismo, mas problemas emocionais também. E é nele que vamos focar durante o texto.

ejaculaçao precoce e ansiedade

Qual a ligação entre ejaculaçao precoce e ansiedade?

A verdade é que a ansiedade causa ejaculação precoce, pois a sensação ansiosa aciona o nosso sistema nervoso, que libera hormônios de adrenalina e produzem diminuição do fluxo de sangue que vai para as superfícies do corpo, dilatação da pupila e aumenta esse fluxo dos músculos, atingi o coração e o celebro, a respiração, enfim diversas coisas ocorrem quando estamos ansiosos.

Ocorre que toda essa junção de mecanismos fisiológicos ajuda que ocorra a ejaculação precoce, porque o nosso cérebro entende que o corpo precisa se proteger o que faz com que a relação termine mais cedo do que espera. Os psicólogos dizem que entender que a ansiedade causa ejaculaçao precoce é a base do problema. Uma série de coisas pode estar relacionada, como:

  • Falta de assertividade;
  • Descontrole Emocional;
  • Explosividade;
  • Tensões musculares;
  • Falta de experiência com sexo;
  • Dificuldade de relacionamento interpessoal;
  • Problemas conjugais;
  • Dificuldade com comunicação;
  • Falta de variabilidade no sexo.

Enfim, estamos falando de uma porção de coisas que estão relacionadas a ejaculaçao precoce e ansiedade.

Entenda melhor

A ejaculação pode ser um dos principais sintomas ligado a ansiedade, por esse motivo se algum dos sintomas como baixa autoestima, triste, problemas com imagem estão prevalentes é necessário considerar ir atrás de ajuda para ter um diagnóstico e um tratamento adequado em cima do problema.

Não só a ansiedade em si, mas diversos problemas emocionais podem facilitar que essa ejaculação precoce ocorra. Na realidade, tem homens que acham que a ejaculação dentro desse tempo é comum só porque conseguem sentir prazer e não conseguem ligar a rapidez da ejaculação ao problema de verdade.

O estresse também pode ser um grande causador, devido a produção de emoções negativas que podem vir a interferir diretamente na manutenção dos problemas sexuais, ele produz a ansiedade causa ejaculaçao precoce fazendo com que ocorra a perda da ereção e diminuição do interesse sexual. O estresse caso sempre é a causa inicial de todo o problema.

Uma grande solução para esses problemas é uma psicoterapia específica, que são terapias associadas a comportamentos, pois quando se trata de uma ejaculação precoce causa pela ansiedade ou por problema emocionais não adianta apenas tratar um urologista, precisa ter o emocional tratado também se não o problema vai voltar om o passar do tempo. Por isso o diagnostico é tão importante para saber o que realmente está causando isso para o homem e curar o problema sexual pela raiz, seja ela física ou psicológica, e essa informação de que a ansiedade causa ejaculaçao precoce deve ser espalhada para quanto mais as pessoas saberem melhor é!

ansiedade e ejaculaçao precoce

Ejaculaçao Precoce e ansiedade saiba mais

Estamos falando de doenças graves que podem afetar totalmente a qualidade de vida de um homem, não somente a pessoa como a profissional também.

O tratamento é feito individualmente, geralmente é indicado a masturbação antes do ato sexual, treinamentos que fazem diminuir a excitação e conseguir atrasar o orgasmo.

Ou até mesmo quando sentir que o orgasmo está vindo, simplesmente parar e aguardar um minuto, enfim, são muitas as dicas ensinadas e passadas pelos médicos e se forem feitas de forma correta trazem ótimos resultados.

Vencendo tabus

Assumir um problema desses realmente não é algo fácil, falar dele então, é ainda mais complicado. Mas a comunicação é a peça-chave para diminuir a ansiedade e o estresse. Conseguindo deixar o sexo mais natural. Existem casos e casos, tem pessoas que são bem abertas ao assunto, conseguem levar seus parceiros até para acompanhar em consultas, mas existem pessoas mais fechadas e a comunicação se torna um grande problema no caminho para a busca do tratamento ideal.

Os homens precisam entender que não estão sozinhos nisso, existem milhares de homens pelo mundo que passam pelo mesmo problema e estão buscando ajuda, assumir isso para si mesmo é o primeiro passo para procurar a solução para o problema. Não deixe que o tabu pelo assunto te cale enquanto existem profissionais dispostos a te ajudarem a melhorar sua qualidade de vida.

Mas o que é exatamente a ejaculação precoce?

Se trata de uma disfunção sexual que ocorre nos homens que acelera o momento da ejaculação na hora do sexo. Acontece com grande frequência e é bem caracterizada pelo pouco tempo entre a penetração e a ejaculação.

Os resultados disso são: grande abalo psicológico e se afastar do momento do sexo. O que pode também fazer com que o homem esconda de si próprio o problema por vergonha e impedir o diagnóstico e o tratamento.

ansiedade causa ejaculaçao precoce

Diagnóstico

O diagnostico é feito com exames em cima do que o paciente relatou, com essas informações sobre como ocorre e quantas vezes, o médico pede exames como dosagem hormonal por exemplo.

Ela possui três níveis diferentes:

  • Primária – Acontece desde o primeiro momento de relação do paciente;
  • Secundária – Quando as vezes tem e as vezes não tem;
  • Ocasional ou situacional – Ocorre com algumas pessoas e uma frequência bem menor.

Fatores de risco

Os grandes fatores que causam a ejaculação precoce são muito variados, pode ser orgânico ou posológico.  A ejaculaçao precoce e ansiedade são duas palavras que tem uma ligação muito maior do que as pessoas pensam, ela é responsável por grande parte dos casos. Claro que outras doenças também, mas a ansiedade é o foco.  Os fatores de risco são grandes.

Prevenção

ansiedade causa ejaculaçao precoce, ela está relacionada a mulheres de fatores, mas pode ser pela preocupação em satisfazer a parceira durante a relação ou com problemas do dia a dia. A tensão faz causar a ansiedade e ocorrer a ejaculação precoce, ou seja, uma coisa leva a outra. Mas a tensão pode ser aliviada com exercícios físicas, são uma boa alternativa para manter a mente o corpo ativo e ainda ajudam liberar a endorfina.

Sintomas

Não é considerada doença, mas é um sintoma que pode vir por conta de problemas relacionados. Cerca de 30% dos homens já relataram em algum momento da vida problema com ejaculação precoce. Por isso quando ocorre é necessário investigar o que levou a acontecer o sintoma.

Existem tratamento para ansiedade e ejaculaçao precoce?

Sim, o tratamento para a ejaculação é criado com base na causa do problema, por isso o diagnostico exato é tão importante. Se for causado pela ansiedade, pode precisar de analgésicos e antidepressivos.

Alguns especialistas gostam de usar inibidores de fosfodiesterase do tipo-5, a combinação entre os outros tratamentos é uma opção muito usada também.

Uma maneira dos homens se sentirem mais á vontade com o assunto é expor a situação para sua parceira, pois se o problema vier de problemas psicológicos, a ida a uma terapeuta sexual pode até mesmo curar esse sintoma.

Pode ser indicado técnicas e estratégias para ajudar no controle na hora do momento da ejaculação, pode ser usada pelos casais e ajudar muito no problema.

 

FAQ – Perguntas frequentes

Existe um período mínimo para ejacular?

Não, o momento da ejaculação é diferente de pessoas para pessoa, cada um tem o seu tempo, dependendo da excitação e da ansiedade.

Como descobrir se tenho sofro de ejaculação precoce?

Só é considerado ejaculação precoce quando a pessoa sofre com isso sempre em um período curto entre os acontecimentos, causando uma enorme frustração. A consulta com um especialista é a melhor maneira para descobrir seu diagnóstico.

Ansiedade e ejaculaçao precoce ocorrem apenas em pessoas novas?

Não, as pessoas pensam que pelos meninos novos terem menos experiência no sexo pode ocorrer mais nessa idade, mas qualquer um que leve uma vida sexualmente ativa pode sofrer com esse sintoma. Os motivos são muito variados e pode ocorrer por conta de doenças ou ansiedade. O mais recomendado é que vá ao urologista a princípio.

 ansiedade causa ejaculaçao precoce

Existe diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil?

A ejaculação precoce é um problema que está mais ligado a questões emocionais e as doenças, não permite que a pessoa tenha muito tempo de ereção. Já a disfunção que pode ser causada pela ejaculação precoce, se torna impossível ter ereção seja qual for o momento.

É possível ter orgasmos mesmo com ejaculação precoce?

Sim, chamamos de orgasmo o ápice do momento de prazer, e ele não precisa estar relacionado com a ejaculação. Pode vir antes, junto ou depois dela.

Mas quando a pessoa sofre de ejaculação precoce ela aguenta pouco tempo de penetração, acaba gerando com que a pessoa não consiga aproveitar muito tempo do momento do sexo, prejudicando assim conseguir chegar no momento do orgasmo que pode demorar um pouco a vir acontecer.

Ou seja, com o texto e as perguntas, podemos ver que a ansiedade e ejaculaçao precoce estão totalmente ligadas e pode ser uma das principais causas.

Para tratar uma coisa é necessário cuidar da outra antes, então os tratamentos devem ser interligados para que cure os dois e não fique um que pode desencadear o outro novamente. Abaixo vou expor meu relato com a ansiedade e ejaculaçao precoce e espero que sirva de exemplo para todos os homens que estão lendo esse artigo.

Meu relato

Bom, vou começar me apresentando, me chamo Marcos e tenho 47 anos. Moro em São Paulo e sofria de disfunção erétil. O que me levou a escrever esse relato?

Descobrir a quantidade imensa de homens que sofrem ou sofreram do mesmo problema que eu e sempre esconderam para si mesmo e para as pessoas por causa de vergonha, e hoje vim quebrar esse tabu e expor a verdade sobre a disfunção.

Quem sofre de disfunção erétil as vezes demora a notar, mas não é muito difícil, quando chega o momento de ejacular, não demora nem 2 minutos após a penetração.

E ficamos nos sentindo insatisfeitos e incapazes de suprir a nossa necessidade e a necessidade da nossa parceira. O que leva a cada vez nos afundarmos mais e mais, sumindo com a nossa autoestima, com a confiança e fazendo com que nos sentimos “menos” homens.

Eu sempre sofri desse problema, me encaixo no grupo de primários, que desde a primeira relação foi assim, quando comecei ter uma vida sexualmente ativa, pense que todos os homens fossem assim e com o passar dos anos descobri que não e sabia que havia algo errado comigo só não queria assumir.

Até que um dia vi que ou eu ia atrás da solução, ou para sempre me sentiria assim, e foi isso que eu fiz. Marquei um urologista e descobri que a causa do meu problema era a ansiedade.

Então fiz um tratamento ligado com o urologista e a terapeuta sexual, que com um tratamento excelente curaram minha ejaculação precoce e hoje vivo mais confiante e feliz do que nunca.

Não tenha medo de assumir, é mais normal do que você pode imaginar e todos tem direito a ter uma vida sexual boa.

ejaculaçao precoce e ansiedade

Eu escrevi um artigo sobre Exercício pra Aumentar o Pênis. Clique no link e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *